-
Arquitetos: Genius Loci Architettura
- Área: 9000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Pietro Savorelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Forma e linha aderindo aos princípios ordenados de geometria, superfícies e fachadas envoltas em preciosos materiais de alta tecnologia: estas são as expressões tangíveis da marca Gucci, onde a qualidade e alta moda co-existem ao lado de tradição histórica, que podem ser encontrados na nova sede de escritórios da empresa, nos arredores de Florença.
Convertido de uma antiga sede produtiva, o bloco compacto de escritórios possui a fachada principal frente à rodovia A1, a mais importante da Itália e se beneficia de grande visibilidade graças à elegância e contemporaneidade da fachada revestida de Okatech: painéis de malha de cobre compõe o sanduíche dos painéis de vidro, e agem como elementos de obtenção e reflexão da luz natural. Cada painel possui uma tonalidade diferente, sendo que este material original produz uma variedade de efeitos cromáticos em resposta à luz natural ou artificial, e também a partir de diferentes pontos de vista ao redor do edifício.
Internamente, o hall de entrada faz uso da máxima altura permitida com volumes que ocupam o pé direito duplo e triplo, enfatizando a continuidade das áreas públicas, onde as esquinas vistas especiais são projetadas para serem procuradas e apreciadas de diferentes pavimentos e pontos de vista dentro do edifício.
O nível de performance do edifício é baseada nos critérios mais rigorosos de sustentabilidade, que vão desde o material que reveste os exteriores à todos os outros materiais e tecnologias empregadas.
O novo Edifício Sede da Gucci é o escritório principal e um edifício direcionado dentro do Campus Gucci, localizado em Florença, na Itália. Possui 4 pavimentos totalizando 12.000 m² de áreas de escritórios que abrigam 400 novos postos de trabalho, salas de reunião, salas de administração, um auditório com 150 lugares, além das áreas de recepção e hall de entrada.
O projeto, que acompanhou a demolição de um antigo edifício produtivo localizado no mesmo lugar, incluiu um serviço completo de arquitetura para os interiores e para a reforma geral das áreas verdes e estacionamentos dentro da área do campus da Gucci (45.000 m²), assim como a coordenação das obras de construção.